domingo, 20 de dezembro de 2009

MENSAGEM


Boa tarde a todos,
Cá estou a trabalhar no nosso Processo e aproveito este meio que a Adro nos disponibilizou para formular votos para que no próximo ano se verifiquem melhorias em relação a:
- Direitos Humanos;
- Direitos da criança;
- Direitos das minorias;
- Violência doméstica;
- Meio ambiente;
- Tolerância entre os Povos.
Aproveito igualmente esta oportunidade para desejar a todos os meus colegas e formadores um Natal Feliz e um excelente Ano Novo.
Eduardo Malheiro
Grupo SC-02/09








segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Nunca desistir.

Olá a todos

Devo dizer que fiquei surpreendido com os trabalhos que me foram propostos.
Pensava que a narrativa estava muito completa, mas pelos visto ainda não.
Não há problema, porque o meu objectivo é acabar o 12º e se é necessário mais, terei que trabalhar mais.
Estamos na recta final, agora não vale a pena desistir.

Força aí companheiros

Abraço

Cláudio Abreu

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Olá sou a Luisa Ferreira e nunca mais tive oportunidade de estudar e este proceso veio fazer com que realizasse mais um objectivo. Desjo muita sorte a todos e realmente aprender compensa .

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Olá a todos ...


Olá a todos os colegas que andam a completar o 12ºano. Desejo boa sorte para todos nesta etapa final que já está quase a terminar. Nunca pensei tirar o 12ºano, mas quando surgiu a RVCC, mudei de ideias, afinal a vida dá muitas voltas. Força para todos os formandos que estão a terminar e para os que vão começar.


Beijos para todos


Vanda Caliço SC 03/09

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

a importancia dos estudos

Olá a todos sou a Ana Povoa Falé e estou a frequentar o RVCC-SN do Carregado, e tendo a noção da importancia do 12º ano na minha vida, optei por dar inicio a este processo.
Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os intervenientes, está oportunidade.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

"Face Oculta"



Boa noite a todos. Achei oportuno, tendo em conta que este tema tem sido tema frequente no nosso quotidiano, dar a minha opinião sobre a exacerbação que tem sido feita dum caso de justiça - o processo "Face Oculta".


Há muito que assistimos, em Portugal, a uma especulação por parte dos meios de comunicação social sobre todos os casos que vão a julgamento. Penso que este é mais um, onde os arguidos, ainda sem provas concisas, têm vindo a ser "julgados" pelos jornais diários e pelo juízo de cada um de nós. Questiono se a comunicação social não estará a querer assumir um papel que pertence aos Tribunais. Questiono, igualmente, se estes juízos de valor prévios não destruirão vidas de arguidos que não têm culpa alguma e não prejudicarão o próprio sistema de justiça. Marinho Pinto, bastonário da Ordem dos advogados disse, há dias: "as pessoas estão a ser quase acusadas, sem provas. Espero que se faça justiça e que os culpados sejam denunciados publicamente."


Deixo aqui a minha opinião, pedindo que reflitamos sobre este assunto e sobre a condição que atribuimos à nossa Justiça.

José Carlos Nunes
SC-02/09 - Carregado

Uma Nova Etapa

Olá boa noite a todos os colegas e Professor do Processo RVCC,

Esta foi uma oportunidade muito importante para a minha vida porfissional e pessoal, com esta formação posso concluír o 12º. Ano, que à muito estava a ser adiada, muitas vezes por motivos profissionais outras por motivos possoais e até mesmo por comodismo, então chegou a hora e estou muito satisfeita e realizada, acho o processo muito interessante e enrequecidor .
Obrigada a todos os formadores que nos estão a acompanhar.

Mónica Carvalho - Processo RVCC-N2

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A minha oportunidade

Não tive oportunidade de acabar os meus estudos, e tinha muita pena, tomei conhecimento do programa de validação de competencias por uma amiga que já tinha feito o processo, como tinha um novo emprego com um horário mas flexivel, resolvi exprimentar. Hoje, mesmo sem ter concluido o processo todo, sei que foi a melhor opção que fiz, aprendi a dar valor, aos conhecimentos que adquiri ao longo da vida, que até então muitos deles não tinha dado o seu devido valor. Agradeço esta oportunudade e espero conseguir concluila.

Letícia Duarte--------SC2 2009 Carregado

domingo, 18 de outubro de 2009

Dia Europeu contra o Tráfico de Seres Humanos

Tenho verificado a proliferação de dias mundiais e/ou europeus dos mais variados temas, o que me parece, por vezes, até exagerado.


Todavia, foi com grande satisfação que acabei de constatar que foi criado o Dia Europeu contra o Tráfico de Seres Humanos, já que é um tema que muito me tem preocupado e levado a reflectir sobre o mesmo e a não conseguir perceber como é que até esta data todo o universo ficava apático perante tais quadros evolutivos, com particular destaque no que se refere à exploração da prostituição infantil e da pornografia com características de pedofilia.


De referir ainda que as mais variadas formas de tráfico, designadamente, a escravatura, o trabalho forçado sem quaisquer direitos, não esquecendo a exploração da mão de obra infantil, a implicação forçada no tráfico de droga extensivo a crianças, e ainda a retirada de órgãos humanos para o comércio ilícito.
É por isso que eu hei-de denunciar toda e qualquer situação que seja do meu conhecimento através dos meios ao meu alcançe.

"Falo de coisas que existem, Deus me livre

de inventar coisas quando estou cantando

Pablo de Neruda"



Aproveito a oportunidade para desejar um bom trabalho no que se refere ao processo RVCC do Grupo SC-02/09 CARREGADO e também aos nossos formadores da ADRO.


Eduardo Malheiro

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Olá colegas do SC02/09 vamos recomeçar de novo a nossa luta, espero que vos tenha corrido tudo bem e que tenham os trabalhos todos prontos. Ânimo que já falta pouco, para conseguir-mos aquilo a que nos propusemos. Felicidades. Luis Costa.

Estamos de regresso

olá amiguinhos!
Então já fizeram os trabalhinhos? Eu tenho andado muito preguiçosa,mas já fiz algumas coisas, com gosto e vontade nós vamos conseguir. Foi para isso que nós nos inscrevemos neste processo.
Beijos para todos os colegas do grupo sc.2/09 e em especial para o João Lucas,espero que esteja tudo bem contigo.

ONDINACRUZ ( sc.2/09 )

Vamos recomeçar

As férias terminaram, no dia 15 lá vou eu entregar o meu portefólio, espero que esteja tudo bem para que consiga realizar o meu objectivo, felicidades. Gisela Costa SC02/09.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Novo começo

Olá a todos os colegas do grupo SC - 03/09.
Já entreguei o meu dossier, realizei todos os trabalhos solicitados por isso já estou mais descansada.

Ontem fui votar, como faço sempre, desempenho o meu dever cívico.
Na minha opinião as pessoas devem votar, pois é a oportunidade que têm para mudar algo em que acreditam. Ficar em casa e criticar depois as medidas tomadas não é forma de resolver os problemas.

Agora espero que cumpram o que prometeram nas campanhas eleitorais. Tenho algumas sugestões para fazer à junta de freguesia onde resido, como a colocação de um ecoponto destinado ao óleo usado, que faz muita falta.




Mª Emília Afonso grupo SC - 03/09

Vamos recomeçar

Com as féria a acabar, vamos regressar ás "aulas". Espero que já tenham acabado os trabalhos e que estejam prontos para a parte final.
Felicidades a todos e vê-mo-nos no recomeço.
Um abraço.

Carlos Silva
Grupo SC 01/09

sábado, 10 de outubro de 2009

Olá colegas e Formadores

As férias acabaram e os estudos esperam-nos.
Vamos continuar com as nossas tarefas e pôr a preguiça para o lado.
Desejo a todos um bom trabalho e que consigamos todos adquirir o 12ºano o mais rápido possivel.
Beijinhos e abraços a todos.

Paulo Luz

Processo RVCC - NS
Grupo - SC 01/09
Data: 09/10/2009

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Boa Sorte

Olá colegas venho por este meio desejar boa sorte a todos aqueles que estão neste processo. Comprimentos Rute Matono Grupo SC 01/09

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Olá Colegas e Formadores!
Vamos continuar com as nossas tarefas e boa sorte para todos.

Processo RVCC-NS / SC-03/09
Dora Moreira

terça-feira, 6 de outubro de 2009

FIM DAS FÉRIAS - REGRESSO AO TRABALHO

Olá a todos, colegas e formadores.
Pois é!
As férias chegaram ao fim e o trabalho espera-nos.
vamos lá por a preguiça de parte e pôr mãos à obra
para terminar os trabalhos.
Há colegas que dizem:
- Mas porque é que eu me meti nisto?
Outros dizem:
- Isto é fácil, não custa nada.
Uma coisa é certa, sendo fácil ou difícil, tem de se
fazer, pois é uma mais valia para a nossa vida.
Por isso colegas, força a todos, espero que consigam
adquirir o 12º ano o mais rápido possível.
um forte abraço.

Alexandre Luz
Processo RVCC-NS / SC-02/09
Data: 06/10/2009

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Regresso ao trabalho.

Olá colegas e formadores!
Espero que tiveram boas férias, as minhas foram óptimas, fui ao meu País Angola, que está cada vez melhor, aproveito para convidar-vos a conheçer este lindo País. Desejo a todos um bom trabalho.

Abraços, Moisés Adão

REGRESSO AO TRABALHO

Olá Amigos! Espero que tenham tido umas óptimas férias, pois já andamos a trabalhar a um mês.
Desejo aos colegas do grupo SC 03/09 um regresso cheio de energias pois em Outubro encontramo-nos.
Ana Paula Coutinho SC 03/09

sábado, 3 de outubro de 2009

Gaurda-redes da Selecção tirou o 12º ano
e quer seguir o ensino superior
Eduardo dos Reis Carvalho - conhecido simplesmente por Eduardo no mundo do futebol - é um dos casos de sucesso das Novas Oportunidades. O guarda-redes titular do Sporting Clube de Braga e da Selecção Nacional conseguiu este ano completar o 12º ano através do programa RVCC.
A tarefa que assumiu, não foi simples: "Devido aos treinos e jogos às vezes era complicado", disse. " Mas sempre tive uma enorme força de vontade concluir este meu objectivo".
Aos 27 anos, Eduardo não deixa de acautelar o futuro, e já decidiu: " Pretendo insrever-me na Universidade".
Vou deixar um conselho aos miúdos:" Pensem, em primeiro lugar nos estudos, para que mais tarde não se arrependam", para os adultos: " Às vezes pode ser difícil conciliar os estudos com o trabalho e a familia, mas com força de vontade e espirito de sacrifício é possível".
Teresa de Jesus - SC 01/2009

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Acabou as férias

Óla a todos
desejo que tenham vindo das férias cheios de energia para continuar o processo do 12º ano, porque o mês de Outubro irá ser díficil.
Cumprimentos a todos os formando e formadores da Adro.
Sandra Cunha
grupo SC 03/09

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Regresso ao Trabalho

Olá Amigos ! Espero que tenham tido umas férias tão boas quanto as minhas, agora é hora de trabalhar e de aumentar as nossas competências.Boa Sorte para todos e que em breve tenhamos o 12º concluido.Grupo SC 01/09 Filipe RafaelPublicada por Grupos SC 01/09 em 15:01 0 comentários
Publicada por Grupos SC 03/09 em 15:26 0 comentários

egresso ao trabalho

Olá Amigos ! Espero que tenham tido umas férias tão boas quanto as minhas, agora é hora de trabalhar e de aumentar as nossas competências.Boa Sorte para todos e que em breve tenhamos o 12º concluido.Grupo SC 01/09 Filipe RafaelPublicada por Grupos SC 01/09 em 15:01 0 comentários
Publicada por Grupos SC 03/09 em 15:26 0 comentários

Regresso ao Trabalho

Olá Amigos ! Espero que tenham tido umas férias tão boas quanto as minhas, agora é hora de trabalhar e de aumentar as nossas competências.Boa Sorte para todos e que em breve tenhamos o 12º concluido.Grupo SC 01/09 Filipe Rafael
Publicada por Grupos SC 01/09 em 15:01 0 comentários

Regresso ao Trabalho

Olá colegas! Espero que tenham tido umas boas férias, agora é hora de trabalhar e de aumentar as nossas competências. Boa Sorte para todos e que em breve tenhamos o 12ºano concluido.
Grupo SC 01/09

Regresso ao Trabalho

Olá Amigos ! Espero que tenham tido umas férias tão boas quanto as minhas, agora é hora de trabalhar e de aumentar as nossas competências.Boa Sorte para todos e que em breve tenhamos o 12º concluido.Grupo SC 01/09

sábado, 5 de setembro de 2009

De regresso ao trabalho

As férias já acabaram, e tenho o trabalho do processo RVCC, um pouco atrasado agora sinto-me ansiosa porque ainda não entrei no ritmo
desejo a todos os colegas do grupo SC-03/09 um bom regresso ao trabalho
Emília Afonso

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

De regresso ao trabalho...

Olá, Boa Noite!
Pois é colegas, depois destas ricas férias à que trabalhar! Pois Outubro está a chegar!
Muitas felicidades para todos.

Célia Rodrigues

SC-03/09

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Boas férias para todos

Espero que todos estejam a ter umas optimas férias, para quem está a trabalhar bom trabalho, com votos que todos nós teremos a certificação do 12º ano.


Abraços, Mónia

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Boas férias

Estou a iniciar em breve o meu período de férias, que conicide também com as férias do processo RVCC.Esta paragem serve como um período de reflexão e para definir os nossos objectivos, ou seja continuarmos como até aqui com empenho e força de vontade na construção do nosso PRA e para ganharmos novo ânimo para as etapas seguintes.
Desejo umas boas férias a todos os colegas e formadores da Adro.
Sofia Gomes SC 03/09.

Umas Boas Ferias

Ola Colegas, desejo a todos umas boas ferias, e para outros um bom trabalho!

Abraços

Rui Santos SC 03/09

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Olá

Olá a todos

Quero agradecer a todos os formadores da ADRO a paciência que têm tido para connosco, e tambem a ajuda e dicas que nos têm dado para a constução do nosso PRA, têm sido fantásticos.
Aproveito ainda para desejar a todos os formadores e formandos umas boas férias, visto que só em Outubro nos vamos voltar a ver.
Quero ainda mandar um abraço para as meninas do ponto cruz, elas sabem bem quem são.

Boas férias para todos
Um abraço

João Lucas SC 01/09

domingo, 19 de julho de 2009

Aquecimento Global/Efeito de Estufa


Este tema tem sido debatido frequentemente por todos os países, porque é um fenómeno que afecta o nosso planeta.

Posso salientar algumas consequências do aumento do efeito de estufa:

-A fusão dos gelos das regiões polares;

-A subida do nível das águas dos oceanos;

-Modificações no regime das precipitações e no ciclo natural da água (causando inundações);

-Alterações climáticas com implicações profundas na fauna e na flora;

-Avanço do processo de desertificação.

É algo que afecta todos os seres vivos, implicando na qualidade do ar na saúde dos humanos, criando assim lentamente a distruição do planeta, o que dificulta as gerações futuras.

Na minha opinião está ao nosso alcance poder evitar a degradação do planeta, contribuindo todos através da reciclagem, da diminuição dos CFC (clorofluorcarbunetos), prevenção de incêndios, etc...

Através desta minha nova experiência, ou seja, o processo RVCC, vou puder explorar alguns temas da actualidade criando assim mais sabedoria e cultura sendo esse um dos meus grandes objectivos, concretizar assim o sonho de atingir o 12ºano.


Vítor Brito


Grupo: SC 02/2009

terça-feira, 14 de julho de 2009

"Seremos vítimas de descriminação?"

Quando comecei oprocesso RVCC fui confrontada com uma afirmação dum colega,a qual, na altura, não achei ter sentido. Ele disse que se fossemos concorrer a um emprego, em que houvessem candidatos com o 12ºano feito pela via normal de ensino, e candidatos que o obtiveram através do processo, é óbvio que optariam pelos primeiros. Neste momento, já não sei se, realmente, não terá sentido o que ele disse. Como tal gostaria de deixar esta questão para quem já terminou o processo, e passou por uma situação de candidatura de emprego, em que tivesse sido descriminado, ou não, em relação aos outros.

Agradeço desde já os vossos comentários, pois serão de bastante importancia.

Sílvia Rodrigues

SC-02/09

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Aquecimento Global/ Efeito Estufa

Este tema tem sido debatido frequentemente por todos os países, porque é um fenómeno que afecta o nosso Planeta.
Posso salientar algumas consequências do aumento do Efeito de Estufa:
  • A fusão dos gelos das regiões polares;
  • A subida do nível das águas dos oceanos;
  • Modificações no regime das precipitações e no ciclo natural da água( causando inundações);
  • Alterações climáticas com implicações profundas na fauna e flora;
  • Avanço do processo de desertificação.

É algo que afecta todos os seres vivos, implicando na qualidade do ar e na saúde dos humanos, criando assim lentamente a destruição do planeta, o que dificulta as gerações futuras.

Na minha opinião está ao nosso alcance poder evitar a degradação do planeta, contribuíndo todos através da reciclagem, da diminuição dos CFC ( clorofluorcarbunetos), prevenção de incêndios etc... Através desta minha nova experiência ou seja o processo RVCC, vou poder explorar alguns temas da actualidade, criando assim mais sabedoria e cultura, sendo esse um dos meus grandes objectivos, concretizando assim o sonho de atingir o 12º Ano.

Vitor Brito

Grupo: SC 02/ 2009

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Descodificação do Referencial STC/CLC

Para aceder à apresentação em PowerPoint utilizada na Sessão de Descodificação do Referencial, nas áreas de Sociedade, Tecnologia e Ciência e Cultura, Língua e Comunicação, clique no link:

terça-feira, 7 de julho de 2009

Bem Vindos ao Blog "Aprender Compensa"

Bem vindos ao BLOG.
Este Blog pretende dar a oportunidade aos novos grupos, SC- 01/09, SC-02/09 e SC- 03/09 que estão a frequentar um Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências- Nível Secundário com o Centro Novas Oportunidades da ADRO em parceria com a Junta de Freguesia do Carregado, de poderem partilhar as suas experiências e colocar eventuais dúvidas que surjam durante o PRVCC.

A profissional de RVC

terça-feira, 23 de junho de 2009

Parabéns! Coragem! Obrigado!

Olá a todos!

Antes de mais gostaria de felicitar todos os colegas que já concluiram todo o processo do RVCC com sucesso. Quanto aos colegas que iniciaram agora, ou estão já em velocidade cruzeiro, faço votos para que todos alcancem o objectivo a que se proposeram, NÃO DESISTAM!!!

Penso que ninguém deve perder uma oportunidade destas, para se instruir, desenvolver, valorizar, e acima de tudo, para verem comprovadas todas as competências adquiridas ao longo da vida.

Deixo-vos também um conselho, sejam disciplinados e rigorosos, pois é forma mais fácil e rápida de alcancarem a meta. Eu próprio deveria ter sido um melhor atleta, pois teria concluido esta etapa bastante mais cedo.

Por ultimo, agradeço toda a cooperação e companheirismo prestados pela equipa da ADRO!!! Parabéns pelo vosso trabalho, o qual, acredito não ser fácil...continuem, pois são uma peça muito importante e fundamental na construção deste puzzle. São vocês que ajudam a tornar este sonho realidade...

Fiquem bem.

Desejo a maior "sorte" do mundo a todos vós.

Melhores Cumprimentos,
Renato Marques

sexta-feira, 15 de maio de 2009

JÁ CÁ CANTA!

Pois é pessoal valeu a pena o esforço! O certificado do 12º já cá está. Para os que estão a começar vale a pena, não desistam , esta pode ser a oportunidade de uma vida!
Quero agradecer a todos os colegas pela simpatia e desejo a melhor "sorte" do mundo a todos. Quero agradecer também à Dra. Arlete, Dra. Luciana, Dra. Raquel e à Dra. Sónia pela sua simpatia e apoio na preparação para o Juri.

Cumprimentos para todos espero encontrá-los nas voltas da vida!


Alexandre Carvalho Grupo SA 01/08 (Alenquer)

terça-feira, 12 de maio de 2009

Controle De Créditos e Cobranças

Bom dia a todos,

Quero partilhar convosco a minha apresentação final a Juri no passado dia 6 de Maio e que me permitiu obter a certificação do secundário.

Desejo a todos a sorte que tive e que se concretizem os vossos sonhos mais desejados.

Check out this SlideShare Presentation:

terça-feira, 31 de março de 2009

A Nova Oportunidade.

Pode-se considerar que ao entrar para as novas oportunidades em processo RVCC, foi uma mais valia para as pessoas, que por este ou aquele motivo não conseguiram frequentar ou terminar o ensino escolar.
Por vezes é um pouco complicado consiliar a escola com o trabalho, mas com esforço e dedicação da nossa parte tudo acaba por correr da melhor maneira, acabando as pessoas, como eu acabei de dizer, por sairem enriquecidas na sua própria vivencia.



Lilia Rafael (SA-01/08)

desaparecimento de crianças

No Jornal da Uma ouvi que no ano transacto desapareceram 9 crianças em portugal, a maioria raparigas, mas ao longo desse ano nem sequer ouvi a noticia de que havia desaparecido uma delas e quando a Madeleine MacCann, a criança inglesa que desapareceu no algarve na localidade da Praia da Luz, os média não falavam de outra coisa ao longo de meses, até hoje, ainda se ouve falar dela.
Então quem são mais importantes para os portugueses, será as crianças inglesas ou as portuguesas?
É o portugal que temos.

Graciete Costa
Grupo SA-1/2008

quinta-feira, 26 de março de 2009

Ainda sobre o jogo Benfica-Sporting

Nascida e criada numa família de futebolistas e de gente ligada ao desporto, cedo comecei a interessar-me pelas actividades desportivas, muito particularmente pelo futebol. O meu pai entrou para o jornalismo em 1947, altura m que escreveu o seu primeiro texto publicado, no então diário "Açores" ao tempo ainda dirigido pelo seu fundador, Cícero de Medeiros. Estimulado pela primeira vitória da selecção portuguesa de futebol sobre a Espanha, o meu pai escreveu uma pequena crónica que, em linguagem futebolística foi o pontapé de saída para um percurso que graças a Deus, ainda não acabou.
Esta introdução vem a propósito do caso que marcou o Benfica-Sporting do passado sábado. A grande penalidade erradamente assinalada que influenciou o resultado e tem levantado uma grande celeuma nos meios futebolísticos e não só, pois tem sido tema de primeira página em toda a imprensa portuguesa e em todos os telejornais das televisões nacionais. È um fait-divers, quase transformado em tragédia nacional, que vem entreter as tertúlias pondo de lado as preocupações da crise e testemunhar a popularidade do futebol e as paixões que desperta, a que nem figuras destacadas da vida portuguesa escapam, como se vê em vários programas televisivos dedicados a escalpelizar, opinar e especular sobre vários pormenores do futebol e seus jogos, de campo e não só...
Eis como um erro de um árbitro, por sinal dos mais categorizados, e prontamente assumido, se transforma num acontecimento mediático que promete não se ficar por aqui, quando, na verdade, e assim deveria ser encarado, não é mais do que uma das contingências do futebol, das muitas que fazem parte do jogo, de qualquer jogo. Numa das últimas edições da revista "FIFA-News", o órgão oficial da Federação Internacional de Futebol, o seu presidente Joseph Blatter, escrevia em editorial ser contrário à utilização de meios tecnológicos na avaliação de eventuais faltas por as contingências do jogo,e as eventuais diferenças de avaliação dos árbitros são uma delas, serem um dos factores mais influentes nas incertezas que rodeiam todos os desafios.
Estranha-se é que personalidades com um estatuto profissional e social acima da média,não se preocupem nas suas intervenções públicas em assumir atitudes com sentido pedagógico e se entretenham a alimentar paixões que contribuem para acicatar rivalidades exacerbadas.

Teresa Moura Ventura - SA/01/08 Alenquer

domingo, 22 de março de 2009

Ainda a respeito do debate das palavras proferidas pelo D. Jose Policarpo

“Preservativos agravam a sida”
"Os preservativos não são a resposta na luta contra a sida. Na verdade, eles agravam o problema."
Com esta frase, dita aos jornalistas durante o voo de Roma para Yaounde, capital dos Camarões, o Papa relançou a controvérsia sobre uso deste método contraceptivo no combate a uma doença que constitui um verdadeiro flagelo em África, continente que o Bento XVI visita pela primeira vez.
Nunca antes o Sumo Pontífice tinha feito referência tão explicitamente ao uso do preservativo, embora já tivesse defendido que a Igreja Católica está na linha da frente na luta contra a sida ao encorajar a abstinência sexual.
Agora, a bordo de boeing 777 da Alitalia, reafirmou sem rodeios a posição do Vaticano: "Não se pode resolver o problema com a distribuição de preservativos."
As suas palavras tiveram reacção pronta por parte de organizações que ajudam a combater a epidemia em África. Em Angola, a próxima etapa deste périplo africano, Dulcelina Serrano, directora do Instituto da Luta contra a Sida, afirmou: "O rebanho da instituição que dirijo é maior do que o do Papa."


é por estes e outros comentarios e atitudes como estas, é que eu acho que cada religião, em vez de criticar outras religioes deve olhar para dentro da sua comunidade e tentar evoluir e acompanhar as mudanças do mundo.

quero desejar a todos os meus colegas boa sorte com o final do processo, que consiguam atingir os vossos objectivos e agradecer as nossas formandas pelo vosso empenho e dedicação que tiveram comnosco, sem o vosso icentivo nunca teria chegado até aqui.

João Bértolo SA-03/08

quarta-feira, 18 de março de 2009

Olá!!

Olá boas tardes estou a passar por aqui para deixar um abraço,
Aproveito também para agradecer a todos os elementos directos e indirectos que fazem parte do projecto da ADRO, pela oportunidade que nos é dada.
Deixo ainda aqui algumas frases de referência: “Nunca è tarde para apreender”; “Aproveitar as oportunidades de nos são dadas”; “Burro velho sempre apreende letras”; hehehehehe
Tudo de bom para todos são os meus mais sinceros votos;
Emílio Cardoso;
SA 02/08 – Alenquer city um abraço a todos
Boa tarde amigos:

Quem chegou até a este ponto já não pode desistir, uma vez que a maioria está a tornar o que julgava impossivel, uma realidade.
Devemos no entanto nos empenhar em valorizar as experiências, uma vez que são a base para obtenção da valorização no RVCC.

Um abraço e boa continuação para todos os candidados,




Nuno Vieira SA-02/08

sábado, 14 de março de 2009

Palavras D.Policarpo

Olá a todos
Dado que a ultima sessão tratou um tema deveras interessante, e como as opiniões então expressadas foram por inerência tornadas públicas, e também, porque havia algum ruído na sala, aproveito para publicar na integra a opinião que então expressei escrita, de forma a partilhar com todos os que gostam da igualdade na diversidade e que faz parte integrante do meu PRA.

Check out this SlideShare Presentation:

Carlos Barata - SA-02/08

quinta-feira, 12 de março de 2009

...AINDA A PROPÓSITO DAS PALAVRAS DE D. POLICARPO...

Assuntos diversos & atitudes identicas...
Menina de 9 anos estuprada e submetida a aborto deixa hospital em Recife
RECIFE - Na manhã desta sexta-feira, menina de 9 anos que sofria abusos sexuais do padrasto deixou o hospital Cisam, no Recife, onde foi realizado o procedimento. Ela não voltará a viver na cidade de Alagoinha, no agreste pernambucano, onde a família vivia. Ela e a mãe foram encaminhadas a um abrigo, em local não divulgado, para que possam se recuperar. A criança teve alta médica na noite de quinta-feira.
De acordo com o médico responsável pelo caso, Sérgio Cabral, ela ainda passou a noite no hospital e pela manhã foi levada pelo Ministério Público e pela Secretaria da Mulher junto com a mãe, que detém a guarda da menina.
Os médicos estão satisfeitos com o estado de saúde da menina. O processo de interrupção da gravidez começou na noite da última terça-feira. A menina recebeu doses de um remédio para estimular a expulsão dos fetos, o que aconteceu no fim da manhã da última quarta-feira.
Logo depois, ela passou por um procedimento cirúrgico, uma curetagem para a limpeza do útero e a retirada dos restos da placenta. Apesar da anestesia geral, ela se recuperou rapidamente, de acordo com os médicos.
A interrupção da gravidez foi duramente criticada pelo arcebispo de Recife e Olinda, Dom José Cardoso Sobrinho , que excomungou da Igreja Católica os médicos e todas as pessoas envolvidas no processo para interromper a gravidez de risco. O excomungado não pode receber a eucaristia nem outros sacramentos, como batismo, crisma e casamento.
A excomunhão teve repercussão internacional e o ministro da Saúde condenou a decisão .
O diretor do Cisam, Sérgio Cabral, voltou a afirmar nesta quinta que a gravidez poderia trazer riscos à vida da menina. Por ser uma criança de 9 anos, ela ainda não tem o aparelho reprodutor completamente formado.
O médico disse ainda que o hospital vai oferecer acompanhamento psicológico para a criança e a mãe.
Extraído do jornal O GLOBO
É tempo de evoluirmos todos um pouco...
Carlos Barata - SA-02/08

terça-feira, 10 de março de 2009

FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS...

Olá a todos
Quero partilhar convosco o meu estado de alma nos dias que correm, ao olhar e ver o País que alguém nos deixou a ser positivamente assaltado por um conjunto de pseudodirigentes que nos empurram para o abismo todos os dias... com o nosso consentimento ( leia-se voto ).
Nada melhor que ver com atenção a entrevista de Mário Crespo ontem, 09 de Março de 2009 a Medina Carreira, para perceber o quão fundo é o buraco em que nos estão a colocar...
Vejam com atenção e digam lá se não é necessário um pouco de sorte para vivermos por aqui !!
...então boa sorte...
Carlos Barata - SA-02/08

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

ENGLISH TEST

Good afternoon

As you know we must all have a foreign language test on of these days…

For those who have chosen ENGLISH as a foreign language here we go…

As help, attached, a few links where you can find some information about the issue “INTERNET” that I belive, will help you all to reach your goal.

Good luck to all.

http://en.wikipedia.org/wiki/Internet

Como sabem, todos nós temos que efectuar um teste a uma língua estrangeira por estes dias…

Para aqueles que escolheram INGLÊS como língua estrangeira, aqui vai…

Como ajuda, junto alguns links onde poderão encontrar informação acerca do assunto INTERNET que acredito, vos ajudará a atingir o vosso objectivo…

Boa sorte para todos.
Carlos Barata
SA-02/08

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A entrevista

Boa noite a todos.

Hoje fui à tão aguardada entrevista, correu bem, mais uma vez definiram-se pormenores, ajudaram-me a salientar os créditos tão necessitados, foi proveitoso.

Aproveito desta forma para agradecer aos profissionais que nos têm orientado desde o início, não se cansam de repetir, não se cansam de nos "ajudar".

A todos um muito obrigada.

Carla Brandão Carvalho
SA-01/08

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Boa sorte!

Olá a todos!
Espero que estejam a gostar do PRVCC, tanto quanto eu!
Estou a divertir-me imenso, pois já não me lembrava de metade das coisas que tinha feito ao longo da minha vida! Mas também tem sido complicado passar tudo para o papel; há muito que não escrevia, por isso a tarefa não tem sido fácil.
Como o meu lema é “com força de vontade tudo se consegue”, acho que vou atingir os meus objectivos e chegar ao fim desta etapa com o diploma do 12º ano!
Há dias estava a falar com um colega de trabalho, ele disse que nunca iria entrar para este processo, porque queria aprender e não tirar o 12º ano só por tirar!
Disse-lhe que estava mal informado! E como sei um pouco do curriculum dele, disse-lhe que o que ele tem feito ao longo dos tempos era equivalente ao 12º ano. Ele ficou pensativo, sem resposta para me dar!
Despeço-me, desejando boa sorte a todos!

Marta Guimarães
Grupo SA-01/08

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Fim de semana em grande

Olá colegas!
Agora que já entregámos o PRA para uma primeira analise,vamos descansar um pouco e aproveitar o dia dos namorados para passar um fim de semana em grande.



Miguel Guimarães
Grupo SA-01/08 Alenquer

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Dia dos Namorados



Olá caros colegas e formadores, para ajudar a desanuviarem do stress e do trabalho que temos tido para conseguirmos adquirir o diploma do 12º ano, esta vossa colega, lembrou-se de vos dar uma receita culinária que deseja vos possa ajudar a condimentar mais docemente o vosso dia dos namorados.
"Bolo do Amor"
Ingredientes:
200grs de amor
200grs de paixão
200grs de amizade
200grs de respeito
1 colher de fermento (para o bolo crescer)
1 pitada de malandrice e de boa disposição
raspa e sumo do fruto do amor, para o bolo sair sempre saboroso.
Juntam-se todos os ingredientes e batem-se de uma forma carinhosa até obter uma massa com aspecto de felicidade. Unta-se uma forma e vai ao forno em temperatura amena e constante para que o bolo saia com aspecto apetitoso, saudável e feliz.
PS: Quando comer o bolo do amor espero que o faça sempre de uma maneira consciente.
Ass: Maria Cristina de Carvalho Ribeiro Duarte
SA-02/08

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Uma oportunidade a seguir...

Cada vez mais exigem de nós, habilitações, formações, conhecimentos e enriquecimento curricular.Esta é a oportinidade que faltava, não a desperdicem, antes pelo contrário aproveitem-na.

Joaquim Mauricio
Grupo SA-02/08

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Acompanhamento do Processo RVCC

Boa tarde.
Cumprimento todos os envolvidos no processo RVCC.
Durante esta paragem de sessões de formação, senti uma certa falta de acompanhamento para as minhas dúvidas em relação aos trabalhos pedidos. Sugiro se possível, em futuras formações do RVCC um acompanhamento mais próximo, sem paragens tão prolongadas.
Luis Abelha
Grupo SA-02/08

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

"Cepticismo"

Sempre fui um pouco céptico!


E como não podia deixar de ser, este Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, também me deixou algumas dúvidas!


Agora que estou completamente embrenhado no meu processo, verifico que de facto é um processo muito relevante e de elevado valor!


No inicio quando começámos a falar de procurar coisas relevantes que tenhamos feito vida fora, cursos, formações, eventos importantes, convenções, diplomas, etc, etc, admito que pensei...que chatice agora ter de ir dar volta a papéis!


O que é facto é que não só me empenhei em dar a volta a esses papéis, como também me foram aparecendo coisas muito relevantes e que já não fazia ideia que as tinha!


Confesso-me surpreendido por isso, pela enorme importância e enorme valor que este processo tem para mim!


Percebo agora porque é que de facto podemos ter acesso à equivalência do 12º Ano. Afinal são 36 anos de aprendizagem continua e incessante!


Para finalizar o meu comentário devo dizer que, vou começar desde já a fazer um portefólio para o meu Filhote! Certamente que irá dar tanta importância quanta eu estou a dar neste momento ao meu!...Com a vantagem de não ter de andar à procura da papelada!


Obrigado por me proporcionarem a organização do meu portefólio.


Rui Jorge Lino

sábado, 24 de janeiro de 2009

NARRATIVAS...

Como entrámos na fase derradeira e decisiva da nossa caminhada, venho desejar a todos, toda a sorte do mundo e deixar-vos um momento de reflexão, lembrem-se, todos diferentes mas todos iguais no objectivo que nos trouxe até aqui…






Cada vez mais, me pergunto se não temos já à nascença um livro escrito que vamos lendo ao longo da nossa existência…

Cada um de nós, quando aparece cá neste mundo vai vincando a sua personalidade nos outros e com os outros, entrelaçando-se nas histórias alheias como se de um enorme labirinto de formigas se tratasse e contudo…

Nascemos com objectivos bem definidos que por vezes nem nós compreendemos ou quando o conseguimos, manifestamos perplexidade e arrependimentos por só agora o conseguirmos e por termos manifestado desvios e feitos que de alguma forma contrariaram o nosso livro de história.

Com o amor acontece o mesmo… andamos por vezes à procura de alguém que nem sabemos se existirá… por vezes essa procura leva-nos a cometer loucuras quando nos encruzilhamos nos livros de outrem sem nos apercebermos que, falando de amor, estamos a falar do guião do livro de todos nós e que por isso, nos abana, nos destrói, nos balança, nos empolga, nos trás….felicidade ou infelicidade…

Queria hoje, quando o meu livro já vai com algumas páginas lidas, saber explicar melhor a ansiedade de uma procura incessante, do livro de histórias que mais gostaríamos de ler mas, tenho que desiludi-los mais uma vez…

O que é facto, é que ainda não me descobri, ao ponto de poder partilhar isso convosco…

É pena, pois tenho até muitas teorias e experiências, umas mais ricas que outras, umas mais felizes que outras mas… quando julgamos ter encontrado o livro que procuramos, logo nos assaltam interjeições e dúvidas que nos colocam perante o maior dos factos e o mais inquestionável…. Não somos o autor do nosso livro!!

Afinal, se o fossemos…a vida como a conhecemos teria alguma piada?

Carlos Barata SA-02/08

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Escolaridade minima obrigatória

Olá a todos, apesar de tardio, aqui fica o meu comentário:
2004 foi o ano em que o Conselho da União Europeia lançou o Projecto do RVCC - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Visto sermos um dos estados membros, os nossos governantes decidiram dar novas oportunidades a quem tem muitos anos de experiência profissional e diminuta formação académica. Vemos a nossa vida profissional justamente reconhecida, e acreditada, com o RVCC através da validação da aprendizagem não formal.
No entanto, o nosso 1º Ministro, Engº José Sócrates, veio no passado fim de semana sugerir a passagem da escolaridade obrigatória para o 12º ano.
Então, fica aqui uma duvida:
  • Qual é a diferença entre o 12º ano escolaridade obrigatória e o 12º ano do RVCC?
  • Qual é a mais valia de um 12º ano RVCC?
Não estará o nosso sistema educativo a banalizar a escolaridade obrigatória, continuando a diminuir a qualidade escolar?
Já para não questionar qual é o grau separativo entre o 12º ano escolaridade obrigatória e o Ensino Superior.
Francelina Henriques
SA-03/08

GREVE DOS PROFESSORES - HOOO NOT AGAIN...

Happy birthday to you…


Ao que chegou a democracia portuguesa, minhas senhoras e meus senhores…

É infelizmente incontornável o assunto que me trás aqui hoje apesar da consciência plena que criticando uma classe que me está a avaliar sujeito-me… mas é mais forte que eu porque…

· Sou pai
· Já fui aluno
· Não acredito num só político da nossa praça
· Tenho as minhas próprias ideias que faço questão em defender pessoalmente

Em primeiro lugar, porque sou pai de dois estudantes e é triste ver um ano escolar “tão maltratado” pela classe que se diz defensora da qualidade no ensino.
Porque ao fim de 33 anos de não-ditadura, ainda há pessoas que delegam em lobbies fundamentalistas a construção do seu futuro profissional.
Porque nos meus tempos de juventude, os problemas eram resolvidos exactamente da mesma forma – greves, greves e mais greves. Será que as classes de lobbies da nossa sociedade só olham para o seu umbigo??
Como é possível ser-se tão pouco inteligente, quando todos sabemos que o nosso país como está só tem uma saída possível – o terceito-mundismo em cores claras!!
Será que todos quantos alinham, cegamente atrás do Sr. Mário Nogueira o fariam se trabalhassem em escolas privadas ou no estrangeiro??
Será que, quem tem, como todos os que conhecem o “patrão”, que justificar todos os dias a escolha que recaiu sobre ele e não outro, ainda encontra tempo e paciência para aturar fundamentalismos??

Julgo, bem, julgo não, tenho a certeza que, quem se sente capaz para desempenhar as suas funções anseia por ser “avaliado” para poder “exigir” distinção, e consequentemente excelência profissional, mas não, a classe dos professores, desculpem se generalizo, mas até agora ninguém de dentro veio tomar posições antagónicas às que tem proposto o tal senhor e até acredito que os haja…limita-se a um seguidismo absolutamente cego e pouco inteligente, já que, como se verá daqui as uns tempos, quando o Sr. Mário Nogueira atingir os objectivos pessoais que pretende alcançar dentro da CGTP, vão cair as máscaras todas e aí vão perceber o quão errado é enveredar por ideias sem sentido nenhum como a de não quererem ser avaliados por alguém que não os próprios…

Será que ninguém da classe tem a noção que a GREVE é a bomba atómica que o trabalhador tem para se fazer escutar, e deve ser usada em ultima instancia??

Será que é legitimo usar essa “arma” para comemorar mais um aniversário do processo de avaliação ??

Sejam quais forem os nossos motivos e acreditem, na área das empresas também os há, tem sempre que prevalecer o bom senso em detrimento de guerras absurdas que mas uma vez prejudicam terceiros, neste caso os alunos e por acréscimo as sua famílias…

Como não tenho a veleidade de pretender ser “ouvido” por quem de direito, deixo aqui, tão só, a minha modesta opinião e a minha mais profunda decepção pela actuação de pessoas que, com a liberdade que lhes foi facultada há 33 anos, esquecem-se de uma simples e singela regra….

A nossa liberdade termina onde começa a de outrem…
Carlos Barata SA-02

sábado, 17 de janeiro de 2009

Olá amiguinhos!!


Então e essas festas, correram bem?... as meninas tão mais gordinhas??
Desculpem o atraso, mas ainda assim queria desejar um bom ano... vá lá, com optimismo ainda é possivel pensar que vamos ter saúde, amor, paz, guito, o Benfica campeão (...lá vem polémica...), ok, eu sei que há umas coisas mais fáceis que outras, mas que 2009 corra melhorzito é o desejo do Rui Pedro (grupo sa-03/08). Auf wiedersehen.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Olá boa noite

Aquando da sessão com a Drª Arlete com o grupo SA-02 ficou combinado, se não me engano, que mais tarde o Power Point dessa sessão ( CP ) seria colocado no blogue.

Como não tenho o email da Drª Arlete, venho pedir o favor a quem tenha essa apresentação ma faculte.

Podem enviar-me para o meu email ( carlosmbarata@hotmail.com ) que eu ficarei eternamente agradecido.

Beijinhos e abraços

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

6 e 7 sessóes

Ola boa tarde
Sou a Rute Costa s.a/08
Venho por este meio pedir-vos que mandem as sessoes 6 e 7 para o meu email barradas12@gmail.com

um bom ano para todos

beijos Rute