segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

GREVE DOS PROFESSORES - HOOO NOT AGAIN...

Happy birthday to you…


Ao que chegou a democracia portuguesa, minhas senhoras e meus senhores…

É infelizmente incontornável o assunto que me trás aqui hoje apesar da consciência plena que criticando uma classe que me está a avaliar sujeito-me… mas é mais forte que eu porque…

· Sou pai
· Já fui aluno
· Não acredito num só político da nossa praça
· Tenho as minhas próprias ideias que faço questão em defender pessoalmente

Em primeiro lugar, porque sou pai de dois estudantes e é triste ver um ano escolar “tão maltratado” pela classe que se diz defensora da qualidade no ensino.
Porque ao fim de 33 anos de não-ditadura, ainda há pessoas que delegam em lobbies fundamentalistas a construção do seu futuro profissional.
Porque nos meus tempos de juventude, os problemas eram resolvidos exactamente da mesma forma – greves, greves e mais greves. Será que as classes de lobbies da nossa sociedade só olham para o seu umbigo??
Como é possível ser-se tão pouco inteligente, quando todos sabemos que o nosso país como está só tem uma saída possível – o terceito-mundismo em cores claras!!
Será que todos quantos alinham, cegamente atrás do Sr. Mário Nogueira o fariam se trabalhassem em escolas privadas ou no estrangeiro??
Será que, quem tem, como todos os que conhecem o “patrão”, que justificar todos os dias a escolha que recaiu sobre ele e não outro, ainda encontra tempo e paciência para aturar fundamentalismos??

Julgo, bem, julgo não, tenho a certeza que, quem se sente capaz para desempenhar as suas funções anseia por ser “avaliado” para poder “exigir” distinção, e consequentemente excelência profissional, mas não, a classe dos professores, desculpem se generalizo, mas até agora ninguém de dentro veio tomar posições antagónicas às que tem proposto o tal senhor e até acredito que os haja…limita-se a um seguidismo absolutamente cego e pouco inteligente, já que, como se verá daqui as uns tempos, quando o Sr. Mário Nogueira atingir os objectivos pessoais que pretende alcançar dentro da CGTP, vão cair as máscaras todas e aí vão perceber o quão errado é enveredar por ideias sem sentido nenhum como a de não quererem ser avaliados por alguém que não os próprios…

Será que ninguém da classe tem a noção que a GREVE é a bomba atómica que o trabalhador tem para se fazer escutar, e deve ser usada em ultima instancia??

Será que é legitimo usar essa “arma” para comemorar mais um aniversário do processo de avaliação ??

Sejam quais forem os nossos motivos e acreditem, na área das empresas também os há, tem sempre que prevalecer o bom senso em detrimento de guerras absurdas que mas uma vez prejudicam terceiros, neste caso os alunos e por acréscimo as sua famílias…

Como não tenho a veleidade de pretender ser “ouvido” por quem de direito, deixo aqui, tão só, a minha modesta opinião e a minha mais profunda decepção pela actuação de pessoas que, com a liberdade que lhes foi facultada há 33 anos, esquecem-se de uma simples e singela regra….

A nossa liberdade termina onde começa a de outrem…
Carlos Barata SA-02

Sem comentários: