sábado, 29 de novembro de 2008

Os Professores.......

Li os comentários feito aos professores e não posso deixar de responder. São verdades algumas das palavras apresentadas, mas tenhamos cuidado; não nos podemos precipitar em julgamentos imprudentes. Como diz o povo “Quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro”. Sim, vivemos em Portugal desde há muito tempo, momentos especiais… Será que esta falta de profissionalismo e dedicação, diz respeito apenas aos professores? Ou será que este fenómeno abrange todos os sectores da nossa sociedade? Por outro lado, será que aquilo que é pedido aos professores não é descabido e exigente demais? Os professores para a maioria dos alunos são pais, educadores, professores, e sei lá que mais….. Não, não estou a falar do passado, porque como todos bem sabemos; havia muita coisa bem feita, mas também algumas não muito correctas. E agora pergunto eu – Quantos de nós sabemos a realidade do que se passa nas escolas? Quantos de nós sabemos realmente como se portam os nossos filhos e quais as suas atitudes em contexto escolar? E quantos de nós, já experimentámos passar um período de apenas algumas horas numa escola, para podermos avaliar o esforço físico e psicológico de um professor? Deixemos questões políticas de lado e falemos do que interessa. Será que não existem apenas cálculos de ordem económica e política nesta questão? Será que o Governo está assim tão preocupado com a Educação em Portugal e com a falta de profissionalismo? A mim parece-me que não.

Fiquem bem.
Paulo Vicente.

Grupo SA - 01/08 de Alenquer

" Se fazemos coisas bem feitas ninguém se lembra, mas se fazemos uma coisa mal feita ninguém se esquece "

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A minha ignorancia

Boa Noite

Existe muitas situações que um cidadão comum como eu não entende, a revolta dos professores é um exemplo disso. Depois de sermos bombardeados diariamente com noticias das suas manifestações contra o sistema de avaliação imposto pela Ministra da Educação, eis que nos é dada hoje uma informação via noticiário televisivo de que o prémio nacional de professores foi atribuido a Jacinta Moreira, professora de Biologia e Geologia na Escola Secundária Carolina Micaëlis no Porto. Quem teve o prazer de ouvir a reportagem feita a esta senhora certamente ficou com a mesma duvida que eu, será que este modelo de avaliação que é proposto pela Ministra é realmente assim tão mau para os professores, ou estes apenas querem pertencer a uma classe diferente de qualquer uma das outras do país, em que nós, somos avaliados diariamente pelo nosso empenho e produtividade, para que possamos progredir na nossa carreira? Espero que estes milhares de professores que se manifestam estejam realmente a pensar na melhoria da qualidade do nosso ensino e não apenas nas facilidades de progressão de carreira que se verificaram até à data.

Ricardo Carvalho
SA - 03/08

Aquecimento Global

Por ocasião da recente eleição para presidente dos EUA, lembrei-me das anteriores eleições. Mas não, não é o que estão a pensar, não vou comentar as eleições. Por princípio, não sou anti-americano, não sou anti-islamita, não sou anti-político, ou seja, não sou anti-nada. Ou melhor, não sou anti-nada, mas sou a favor da paz, da solidariedade, do amor, do respeito mútuo, entre outros, mas isto leva-me a pensar noutras questões. O que eu quero comentar, não tem a haver com este tema. Tudo isto, serviu apenas de mote, para estar a escrever neste blog.
Como referi, nas anteriores eleições, estavam frente a frente dois candidatos; Georg W. Bush e Al Gore. E a propósito do Sr. Al Gore, recordei um filme que vi há cerca de 2 anos “The Day After Tomorrow“. Como sabemos, muitas vezes o cinema mostra-nos parte da realidade em que vivemos. Deixemos de lado questões, que dizem respeito á visão de cada autor e centremo-nos no conteúdo, Posso dizer que após a visão do mesmo, fiquei consciente da importância de pensar um pouco mais no futuro, sobre a perspectiva do ambiente. Inegavelmente, este filme marcou-me. Não satisfeito com as respostas encontradas e pretendendo saber mais, pesquisei e descobri o documentário “An Inconvenient Truth”. Aconselho vivamente a que todos o vejam. Realmente muitas vezes, a verdade, é mesmo inconveniente. Como diz o povo “Cada objecto no seu lugar, cada lugar com o seu objecto”, agora sim, tudo encaixava perfeitamente. A explanação apresentada por Al Gore em relação ao “Aquecimento Global”, pareceu-me bastante pertinente.
Apesar da minha condição de ignorante, em relação a estas questões técnico-científicas, penso que é verdade, puramente verdade. O homem tem vindo a destruir a sua própria Casa, o seu Lar, o local de eleição para desenvolvimento da sua Vida. Claro que agora, poderíamos falar de tanta coisa que não tendo nada a ver com Aquecimento Global, tem a ver com a acção do Homem. O Homem e só ele é responsável pelo Mundo em que vivemos. Não podemos culpabilizar ninguém. Somos livres, temos capacidade, criatividade e autoridade para fazermos aquilo que quisermos. Não vale a pena depois, tentar encontrar alguém que pague a factura das nossas atitudes.
Neste momento ao ler estas linhas, penso que discurso tão pessimista… E agora? O que fazer? O que escrever? Não haverá solução? Estaremos irremediavelmente condenados? . Claro que não..!!! Todos temos de ajudar, ainda que pensemos que nada pode ser feito. Não é verdade, é possível alterar as coisas. Está em nós percebermos que se colaborarmos, cada um no seu lugar, no seu espaço as melhorias serão visíveis. Não podemos é continuar a criticar os outros, quando nós fazemos pior ainda. Às vezes caímos na tentação de pensar, que estas mudanças têm apenas que ser feitas no topo da estrutura do Mundo. Mas não, cada pessoa tem uma palavra a dizer, ou melhor, uma acção a fazer, acredito profundamente na possibilidade de transformação do Homem. O Homem por si só, não tem a solução, no entanto, pode procurar encontrar a solução. Ao analisarmos a História verificamos, que a fórmula para a resolução de todos os problemas já foi descoberta. Sim é verdade, existe solução. Várias pessoas ao longo dos séculos, de várias classes sociais, de vários lugares no Mundo encontraram a resposta. Afinal está dentro de nós.
Procuremos fazer o que está ao nosso alcance.
Procuremos fazer a nossa parte para encontrarmos soluções para todos os problemas.
Tenhamos a capacidade de alterar aquilo que sabemos que podemos alterar.
Tenhamos a capacidade de aceitar aquilo que não podemos alterar.
E principalmente, tenhamos a capacidade de distinguir uma situação da outra.
Vamos todos contribuir para a melhoria do Mundo em que vivemos.

Fiquem bem.

Paulo Vicente.
Grupo SA - 01/08 de Alenquer

" Quem é moderado a apresentar a verdade, apresenta uma meia verdade"
Kahil Gibban

Massacre na India

Como é possível!
Esta noticia despertou a minha indignação:
"Pelo menos 100 mortos e 287 feridos. Estes são os dados-chave da série de ataques que, esta quarta-feira, marcaram, com uma violência inusitada, a cidade de Bombaim, na Índia. Os ataques foram reivindicados por um grupo islamita que se apresenta como os Mujaedines do Deccan.
Como é possível alguém provocar tamanha destruição de vidas inocentes em nome Alá.
Estes islâmicos radicais fazem o que querem e bem entendem e depois dizem que são comissionados por Alá. Não admira que hoje a "religião" e até DEUS estejam tão desacreditados pois o homem continua na sua senda de ódio e destruição, e claro DEUS é culpado por não defender os inocentes. Mas será que não nos cabe a nós como sociedade justa defender e lutar pelos direitos, daqueles que não os têm?
Provavelmente. Pensemos nisto! E trabalhemos para construir!

Massacre na India

terça-feira, 25 de novembro de 2008

COMENTÁRIO SOBRE PROCESSO RVCC
Boa noite
Para muitos dizem que é injusto, mas só falam assim aqueles que durante anos só andaram a passear os livros. Não sabem dar o valor a quem não teve oportunidade de estudar, e que foi obrigado a procurar trabalho e a aprender com a escola da vida.
Tive um sonho e vou aproveitar concluir o 12º ano através do processo das novas oportunidades.
Boa sorte para todos os colegas.

Graciete Azevedo
SA-03/08

Ainda Fafe

Boa noite a todos!
Apesar de já ter passado alguns dias...
Na minha opinião os acontecimentos de Fafe são reprováveis.Todos temos o direito de manifestar o nosso desagrado face às leis mas devemos fazê-lo de forma cívica.Assim os actos praticados de violência pelos alunos retiram-lhes a razão, ainda que as suas solicitações sejam justas.
Luísa Eustáquio
Grupo - 03/08

SALÁRIO MÍNIMO

Como é possível neste país, se discutir o aumento de vinte e quatro euros no salário mínimo, sabendo-se que jogadores de futebol, políticos que acumulam diversos cargos ou administradores de diversas empreas, recebam mensalmente chorudos vencimentos, pondo em causa o magro aumento do salário mínimo nacional.
Acredito haverem dificuldades económicas, mas a caminhar tão devagar, nunca mais os portugueses sairão da crise em que se encontram há tanto tempo.
M. Júlia Correia
SA-03/08

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

1ª sessão


1ª Sessão

From: soniandreia,
2 weeks ago


1ª Sessão
View SlideShare presentation or Upload your own.






SlideShare Link

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A oportunidade que muitos não tiveram

Na minha opinião o processo de RVCC não foi criado para competir com o formato normal de escola ou com um curso profissional, foi criado para dar oportunidade a pessoas que por algum motivo não terminaram os estudos, e não falo só de pessoas que não quiseram estudar mas de pessoas que não tiveram possibilidades financeiras ou pessoais de o fazer.
Por isso não entendo como podem surgir criticas a um processo desta natureza.
Os anos passam e a escola da vida ensina muito mais do que qualquer outra escola, é por isso normal que pessoas que não estudaram, ganhem ao longo da vida competências para fazer o mesmo trabalho que outras que tiraram os seus cursos ou terminaram os estudos.


Marco Nazaré
SA-03/08

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Opinião sobre a visita da Ministra da Educação em Fafe

Todos temos o direito de manifestar as nossas opiniões civilizadamente, desde que isso não prejudique os direitos dos outros.
Os alunos ao procederem daquele modo, penso que não foi com intenção de prejudicar aqueles que iam receber o certificado (RVCC) ou contra quem se candidata a ele.
A oportunidade de completar o 12º. Ano , faz parte duma sociedade em mudança onde a experiência em conhecimentos, competências, atitudes e valores desenvolvidas ao longo da vida, diz respeito a cada adulto em particular que se esforça para conseguir a avaliação de saberes adquiridos até então.
M. Júlia Correia
SA-03/08

Participação no blog e Material das sessões (Powerpoint´s)

Bom dia a todos...
Estou muito satisfeita com a vossa participação no blog. Analisei os vossos comentários e gostei de ler as vossas opiniões críticas sobre o caso de Fafe. Também foi importante ver a forma como defendem e compreendem o funcionamento dos Processos RVCC.
Aproveitem este espaço para "libertarem" as vossas opiniões, interesses e dúvidas de forma a partilharem com os profissionais do CNO da ADRO e também com todos os colegas que estão a fazer o Processo RVCC em Alenquer.
Continuação de bom trabalho.

Em relação aos diapositivos apresentados nas sessões, estou a ter dificuldades em publicar no blog. Se quiserem envio por mail, ou então levem uma PEN, para eu gravar. No final da sessão tentarei resolver esta situação.

Cumprimentos

A profissional de RVCC

Sónia Mouronho

terça-feira, 18 de novembro de 2008

COMENTÁRIO SOBRE MANIFESTAÇÃO EM FAFE

A nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros, logo, na minha opinião o que aconteceu em Fafe são situações que não deviam acontecer pois a Sr.ª Ministra não teve “liberdade” para cumprir a sua agenda e como consequência os formandos do Centro de Novas Oportunidades da Escola Profissional de Fafe não puderam receber os seus diplomas da mão da Sr.ª Ministra.
Quanto à relação existente entre a manifestação e o objectivo a que a Sr.ª Ministra se propunha cumprir em Fafe penso que apenas terá sido uma infeliz coincidência pois acredito que qualquer que fosse o local e o evento em que ela comparecesse nesse dia o resultado seria o mesmo.
Ainda sobre o motivo principal que está dar origem a todas estas manifestações, penso que de facto todas as pessoas devem ser avaliadas mas essa avaliação deve ser adequada. Devem também os professores compreender as alterações a que a sua vida profissional está a ser sujeita pois só assim essas alterações puderam ter êxito.

Vera Pinheiro SA-03/08

"Do Mal...O Melhor" - Processo RVCC

Para a maioria das pessoas estava fora de questão estudar. Ou porque o seu tempo era muito limitado... ou porque à noite não queriam deixar a família, ou até mesmo nem imaginavam pegar novamente "naqueles livros da escola que só serviam para passear dentro das mochilas".
Pois é! Todos nós temos uma desculpa!? Eu também tenho a minha.
"Mas do mal... o melhor!" Mesmo estando a governar mal o nosso País, o Primeiro Ministro... teve a feliz ideia de concretizar um sonho ou desejo perdido, de tantas pessoas que julgavam nunca fazer.
Concluir entre outros, o 12º ano, através de um Processo das Novas Oportunidades (Aprender Compensa).
Agradeço a oportunidade que nos foi dada.
Desejo um excelente trabalho aos meus colegas, aos que esperam por vagas...
E aos que ainda não se dicidiram inscrever... que o façam, porque o FUTURO nos espera.
BOA SORTE.



Marta Inácio
SA-01/08

Comentário sobre a visita da Sª Ministra da Educação a Fafe.

Não concordo com a atitude de inflexibilidade da Sª Ministra, mas a atitude dos alunos ainda foi pior, porque os alunos não se devem esquecer que não têm só direitos mas tambem têm deveres.
É importante que se concentrem na sua actividade, sendo esta a de estudar e cumprir com as suas obrigações, assiduidade e bons resultados (notas).

João Rucha
SA-02/08

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Fafe e a SrªMinistra

Bom, quanto a este assunto eu acho que todo o ser humano tem a liberdade e se deve exprimir de forma a fazer valer os seus direitos, mas não esquecendo os seus deveres e a boa educação.
Isto porque no caso destes alunos e professores julgo ter havido um mal entendido ou será que os professores insentivaram os alunos a agir daquela forma para com eles combaterem por uma luta que nada tem a ver com o processo "RVCC" que julgo muitos deles desconhecerem o conteudo, talvez tenha sido mais o sentido de oportunidade dos professores, para estes era mais uma batalha e a SrªMinistra encontrava-se no dia, hora e local errado, tudo isto se seguiu á grande manifestação de professores em Lisboa, que pelos vistos não alterou em nada os pensamentos da SrªMinistra nem tirou o sono ao Governo.

Elsa Franco SA 03/08

novas Opurtunidades

o centro das Novas Opunidades, na minha opiniao tem sido um sucesso e uma mais Valia para completar mos o 12º ano aplicando os conchecimentos e adquirindo novos, ajudando- nos também a crescer e ter outro olhar e gosto pelo estudo.

Rute Costa
grupo S.a 01/08

domingo, 16 de novembro de 2008

manifestação dos alunos em fafe

Boa noite!

fátima Franco/Grupo SA - 62/08

Vou deixar o meu comentário :



Tenho ouvido tanta coisa, que neste momento tenho dúvidas, se os alunos sabiam os motivos porque estavam a protestar, por outro lado cheguei à conclusão que o protesto nao tem nada a ver com o processo das novas oportunidades, só escolheram uma má oportunidade, ou seja o dia em que a ministra da educaçao ia entrgar os certificados dos processos RVCC.

Mesmo massim os alunos nunca deveriam tomar essa posição, mostraram que são muito mal educados.
Estou muito contente por ter dado ínicio ao Processo RVCC pois tenho conhecimento que tem sido complicado para muita gente conseguir a sua vaga. É um processo que me vai ajudar muito em termos futuros e que me vai completar a nível pessoal e profissional, ao qual eu já ambicionava fazer ou ter a equivalência ao 12º ano. Por isso agradeço a oportunidade que nos dão de podermos usufuir deste processo ao qual eu desejo um bom trabalho a todos os meus colegas e participantes.

Ana Santos SA 03/08

sábado, 15 de novembro de 2008

Momentos de reflexão

Ainda há poucos meses vimos o Aeroporto Internacional de Lisboa, depois de dado como certo há dezenas de anos na Ota, ser deslocado para um Deserto!!!
Bem!
Não foi bem para um deserto, pois tem alguns eucaliptos e muitos sobreiros para abater.
Mas como eu ia dizendo, foi deslocado, ou melhor, vai ser deslocado, ou melhor, será alguma vez executado.
Segundo o nosso Primeiro-ministro e o seu inseparável amigo JAMÉ, o local escolhido para o Aeroporto Internacional de Lisboa, seria mais seguro na margem sul e precisamente num local que não prejudicava ninguém.
Não tem problemas de solo, porque o maior lençol de água da península ibérica, nem passa ali. Passa ali perto, mas ali não.
Não tem problemas com os sobreiros, porque é um deserto. Só tem areia.
Não tem problemas com as aves, porque damos-lhe uns euros e elas deslocam-se com a família toda, para um pouco mais abaixo.
Não tem problemas com a modificação dos terrenos, porque até são direitinhos.
Não tem problemas com as bombitas que por esquecimento foram lá deitadas, pois que rapidamente se revolvem.
Não tem problemas com os acessos, pois que basta fazer uma pontita e desviar o TGV e já está.
Não custa nada, não custa mesmo nada é só dizer, vamos fazer e já está.
Afonso Henriques
SA-01/08

Comentario sobre o sucedido na visita da Sª Ministra da Educação a Fafe

Num estado democrático e civilizado todas as pessoas tem liberdade de se exprimir fazendo valer os seus direitos mas nunca devem esquecer os seus deveres.
Na minha opinião o que aconteceu em Fafe foi um total desrespeito a Sª Ministra e aos direitos das pessoas que a esperavam, e um total esquecimento dos deveres de cidadão por parte das pessoas que daquela forma se manifestaram.
Penso que as politicas relacionadas com o ensino estão a afectar de tal forma os professores e alunos que criou um clima de crispação tal que já tudo se mistura.
Professores, alunos e todos aqueles que se sintam prejudicados com as politicas deste ou de outro governo têm tudo o direito de se manifestar de forma civilizada, nos locais próprios, mas esse direito termina quando começa o prejuizo dos outros, e as pessoas que esperavam a Sª Ministra foram prejudicadas, pois só elas sabem o quanto este processo RVCC é importante para a sua vida pessoal e profissional.
Parece-me que o facto de ser uma entrega de certificado de validação de competências foi um pretexto como outro qualquer, podia ser outro evento e estas pessoas estariam lá a manifestarem-se da mesma forma, pois creio que qualquer pessoa que pense um pouco sobre o que é este sistema (RVCC) em conciencia não pode estar contra ele, ou contra as pessoas que se candidataram a ele, pois essas competênçias são deles, foram adquiridas ao longo da vida quer estejam ou não documentadas, ninguém lhas pode tirar.

Arnaldo Antonio de Carvalho Alves SA-03/08

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Opinião

Na minha opinião não concordo com as atitudes da Srª Ministra da Educação, mas também acho que os insultos provocados pelos estudantes, ao atirarem os ovos, não permite chegar a um concenso.

Angelina Pereira
SA-02/08

Opinião sobre visita da Ministra da Educação a Fafe

Apesar de comprender as reacções dos alunos e professores que, nesta fase, estão revoltados com as normas estabelecidas pelo Governo, penso que deveriam demonstrá-lo com mais educação. Acho que poderiam ter pedido para serem ouvidos pela Senhora que talvez arranjasse um tempinho na sua agenda para os ouvir mas como vivemos num País democrata tudo é permitido e cada qual pensa e reage como entende.Esse é o lado positivo da questão.

Anabela Nunes - SA-02/08

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Processo RVCC

È com toda a satisfação e vontade, que neste momento da minha vida inicio um processo de RVCC... E gostaria de deixar aqui uma breve opinião, em relação á noticia que um colega aqui destaca...Nos dias de hoje todos temos o direito de nos expressar, logo podem existir este tipo de manifestações, como também todos temos opiniões diferentes e a minha vai contra a opinião de quem se manifestou...acho que todos devemos ter direito á Educação e Formação independentemente das idades, raças, classes sociais etc..., logo devemos aproveitar o que nos é proporcionado e tentar tirar o melhor partido de..., porque o saber nunca ocupa lugar e enriquece-nos como seres Humanos...
MARISA NEVES SA-03/08

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ministra da Educação recebida com ovos



Cerca de três centenas de manifestantes, entre alunos e professores, obrigaram esta tarde a Ministra da Educação a abandonar a cidade de Fafe, sem cumprir o evento que tinha programado. Com palavras de ordem e ovos, os protestantes nem deixaram a ministra pôr o pé fora do carro.
Maria de Lurdes Rodrigues tinha programada a presença na entrega de diplomas a mais formandos do Centro de Novas Oportunidades da Escola Profissional de Fafe. À chegada ao Estúdio Fénix, local marcado para a sessão, Maria de Lurdes Rodrigues deparou-se com a manifestação.




Os alunos aproximaram-se rapidamente da viatura oficial, alguns atirando ovos, e a ministra nem chegou a sair do carro. Após uma curta conversa circunstancial com o presidente da Câmara Municipal o carro da governante arrancou a grande velocidade em direcção à auto-estrada.
Na sua frente seguiu o carro que transportava Margarida Moreira, directora da Direcção Regional de Educação do Norte. Sujeito à ira dos alunos esteve a viatura oficial do município de Fafe.
Após este incidente chegaram ao local mais reforços da GNR que controlaram a situação. No entanto, há a registar a identificação de alguns alunos e a apreensão de algumas caixas de ovos.



A cerimónia de entrega de diplomas decorreu sem a presença da Ministra.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

1ª Sessão

postContent

Bem Vindos ao Processo RVCC

Blog dedicado aos grupos SA 01/08, SA 02/08 e SA 03/08 que estão a frequentar um Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências- Nível Secundário com o Centro Novas Oportunidades da ADRO em parceria com a Escola 2/3 Pero de Alenquer.